Divulgaremos cursos de mestrado/doutorado, grupos de pesquisa e ações de extensão no âmbito da Educação Matemática realizadas no Rio de Janeiro.
Escreva para sbemrj@gmail.com com nome do seu grupo/ações extensionistas, responsável, instituição, locais e datas das reuniões/ações.
Laboratório de Ensino de Matemática da FFP (Itinerante)
Fomentado pela FAPERJ, o projeto Instrumentalização do Laboratório dedica-se à criação e replicação de Laboratórios de Aprendizagem de Matemática e Física no Colégio Estadual Walter Orlandine, utilizando materiais sustentáveis.
Apoiado na Teoria dos Registros de Representação Semiótica, o projeto articula-se com as ações de extensão da FFP/UERJ, como o Laboratório Itinerante de Baixo Custo, promovendo a aprendizagem com multimeios e a investigação em sala de aula.
Projeto Matemática e Física na mala
O projeto "Matemática e Física na Mala", ligado à UERJ, é uma iniciativa de pesquisa e extensão que visa transformar o ensino das Ciências Exatas. Seu objetivo principal é tornar os conteúdos de Matemática e Física mais acessíveis e integrados, utilizando uma abordagem prática e itinerante. O projeto busca levar atividades lúdicas e materiais experimentais diretamente para as escolas, superando a dependência de laboratórios fixos e promovendo um aprendizado contextualizado e mais engajador.
A metodologia do projeto foca na curiosidade e na experimentação ativa. Por meio de vivências práticas, como a construção de maquetes ou o uso de malabares, os alunos são incentivados a desenvolver hipóteses e testar conceitos. Essa abordagem estabelece uma ponte entre os saberes abstratos e fenômenos reais da Física, reforçando a relevância prática dessas disciplinas e estimulando o raciocínio crítico e a investigação científica.
Math⟨⟨Fusion⟩⟩Tech - Projetos Web
O Projeto Math〈〈Fusion〉〉Tech dedica-se à convergência entre Educação Matemática e tecnologias digitais modernas. O nosso foco é o desenvolvimento de aplicações web, objetos de aprendizagem interativos e plataformas digitais que auxiliem no ensino da Matemática.
Através de uma abordagem prática, promovemos o letramento digital e o pensamento computacional, capacitando professores e estudantes na criação e utilização de recursos tecnológicos inovadores para a sala de aula. As nossas ações incluem oficinas de programação, desenvolvimento de sites educativos e consultoria em tecnologias educacionais.
Os encontros do projeto são quinzenais, em modo remoto e às segundas-feiras à noite.
Maria Laura sou eu! - Mulheres na Matemática
O projeto de extensão “Maria Laura sou eu! - Mulheres na Matemática” , desenvolvido pelo Departamento de Matemática da FFP/UERJ, tem como objetivo discutir e incentivar a participação das mulheres na matemática e nas áreas de STEAM. Por meio de ações específicas, como a divulgação de recursos audiovisuais que destacam o nome, o papel e a importância de diversas mulheres na matemática, busca-se reconhecer essas figuras e motivar futuras gerações de crianças e adolescentes a considerarem a matemática e as profissões nas áreas de STEAM como opções viáveis para seu futuro profissional.
Além disso, o projeto também procura estimular alunas de programas de graduação em matemática e áreas afins a concluir sua formação e seguir para a pós-graduação, contribuindo assim para a redução da evasão nos cursos e para o aumento da representatividade feminina nas pós-graduações da área
Projeto Fundão - Setor Matemática
Desde 1982, a equipe do Setor Matemática do Projeto Fundão realiza atividades de Extensão Universitária na área de formação continuada de professores de Matemática, com grande aceitação em todo país. Tais atividades são integradas a pesquisas na área de Educação Matemática reconhecidas internacionalmente.
Entre suas ações destacam-se os 37 Encontros realizados na UFRJ, os programas de atualização de professores de Matemática em parceria com diversos sistemas de ensino e a participação em eventos para essa clientela. O nível de procura pelos livros publicados pela equipe e as ações de formação vêm caracterizando o Projeto como importante espaço de formação continuada.
As reuniões dos grupos temáticos acontecem às segundas-feiras à tarde na Cidade Universitária/Ilha do Fundão, UFRJ.
Programa Dá Licença - UFF
O Programa Dá Licença, registrado na Pró-reitora de Extensão da Universidade Federal Fluminense desde 1999, consiste de um conjunto de ações e de projetos articulados voltados para a formação inicial e continuada do professor de matemática, à melhoria do ensino e aprendizagem da matemática escolar e à divulgação da Matemática como ciência e produto cultural da humanidade, tendo como premissa básica a indissociabilidade do terno Ensino/Pesquisa/Extensão.
As reuniões dos grupos temáticos acontecem às segundas-feiras à tarde na Cidade Universitária/Ilha do Fundão, UFRJ.
Mestrado e Doutorado no Rio de Janeiro
Cursos com pesquisadores que orientam em Educação Matemática





